segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Yakssoba (vegano)

      Não poderia deixar de fazer esse post. Ontem fomos à casa do Lucas,  saborear essa delícia de Yakssoba (Vegano). Segue a receita.


      Essa é uma receita para muitas pessoas. No caso, se quiserem fazer para menos indivíduos, é só dividir a quantidade dos ingredientes pela metade.

Ingredientes:
- 1 Quilo de macarrão tipo talharim ninho. (Alguma marca sem ovos);
- 4 cenouras grandes cortadas em tirinhas;
- 400 gramas de soja pedaçuda (branca ou escura);
- 1 Acelga média cortada em tirinhas (mesma medida da cenoura);
- 1 repolho branco pequeno cortado em tirinhas (mesma medida da cenoura);
- 1 couve-flor grande cortada em lâmina;
- 200g de vagem cortada as pontas em diagonal (mesma medida da cenoura);
- 4 pimentões (se tiver vermelho ou amarelo, use também) cortados em tirinhas (mesma medida da cenoura);
- 3 cebolas grandes cortadas em pétalas (em 5 cortes);
- 1/2 maço de cebolinha verde, cortada em pedaços maiores;
- 5 dentes de alho;
- Sal à gosto;
- Pimenta do reino à gosto;
- 10 folhas de louro; (ingrediente das mariposas)
- 20 colheres (sopa) de óleo vegetal;
- 700 ml de shoyu comum;


Modo de preparo:
1. Se possível no dia anterior ponha a soja com um punhado de sal para hidratar em água fria. Reserve. No dia ponha mais água e leve a soja ao fogo até levantarr fervura. O segredo de uma soja agradável é a hidratação. Senão fica com aquele ranço que tanta gente reclama. Depois de ferver por 5 minutos retire do fogo e adicione água fria, reserve por mais 10 minutos.
2. Ponha a água do macarrão para ferver, afinal, como é muita água (8 a 10 litros), vai demorar um pouco.
3. Escorra, esprema e corte a soja em cubos. Tempere-a soja com sal e pimenta-do-reino. Coloque uma panela "wok" ou frigideira funda, no fogo alto para esquentar, junte o óleo e deixe esquentar também. Corte o alho em tirinhas finas, frite refogue a soja. Ponha shoyo até notar que toda soja absorveu uma boa quantidade de molho. Corte as folhas de louro em 2 partes e misture, de modo que fique dois quase triângulos à remeter a mariposas. Tape a panela e reserve.
4. Separe os legumes por tempo de cozimento: num bloco cenoura, repolho, vagem e couve-flor. No outro bloco, cebola, acelga, pimentão e cebolinha. Ponha o primeiro bloco em uma panela e adicione uma xícara de chá de shoyo e deixe levantar fervura; assim que isso acontecer, desligue, tampe a panela e Reserve.
5. O outro bloco é muito rápido. Repita o mesmo passo anterior; Todos os legumes devem ficar crocantes. Ou seja, não devem cozinhar demais.
6. Coloque o macarrão na água com 5 colheres de óleo. Misture bem. Deixe cozinhar por alguns minutos até ficar "al dente" (oferecer resistência quando mordido). Tome cuidado para o macarrão não ficar muito mole. Escorra o macarrão e coloque-o dentro da panela com os legumes. Ligue o fogo da panela e vá adicionando o restante do shoyo até que o yakssoba fique bem quente. Mexa de vez em quando para não grudar no fundo.
Sirva quente pra galera! Rende muitas porções. Dá para muita gente comer bem!

 ***

Acelga - A acelga ou beterraba branca (Beta vulgaris var. cicla), é uma hortaliça, que apresenta talos longos e firmes, as folhas podem ser opacas ou brilhantes na coloração verde ou avermelhada. Contém quantidades consideráveis de niacina, vitamina A e vitamina C. Pode ser usada nas micoses, cicatrizes e cálculos biliares. Age como antioxidante, auxília o fígado e é utilizada nas doenças circulatórias.Seu período de safra é de junho a outubro.

Couve-flor - A couve-flor é uma hortaliça do tipo inflorescência (conjunto de flores) que pertence à espécie Brassica oleracea (couves), assim como o repolho, os brócolos, o romanesco, etc., cuja textura delicada e tenra exige cuidado e atenção na sua preparação. Pertence ao grupo Botrytis. Sob ponto de vista nutricional é importante, pois é rica nos minerais cálcio e fósforo, contém quantidades apreciáveis de vitamina C, livre de gorduras e colesterol e com teores baixos de sódio e calorias. É, por isso, indicada para quem segue uma dieta saudável.

Shōyu é o nome mais popular para o molho de origem chinesa feito a partir da fermentação de grãos de soja e amplamente utilizado na culinária japonesa e chinesa no preparo de pratos como yakisoba e também utilizado para acompanhamento como no sashimi. O shōyu contem proteínas e vitamina B. Em virtude da grande quantidade de Sódio, deve ser consumido com moderação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário